Caxiense blogueira
INFORMÁTICA

Blogs, a nova mania na rede
Páginas, em formato de diários, tratam de inúmeros assuntos e conquistam espaço

CAXIAS DO SUL

        Os weblogs estão ganhando espaço no Brasil. Quem? Os weblogs, ou apenas blogs. Não se preocupe, não são extraterrestres, nada que assuste. Uma das novas manias na Internet, os blogs são páginas pessoais, muitas vezes em formato de diários, que podem tratar de qualquer assunto – cinema, música, futebol, dia-a-adia. Além de temas sérios, podem trazer bobagens inúteis, mas divertidas.

        O segredo do sucesso dos blogs é que não é preciso ser nenhum gênio de programação para ter o seu próprio espaço. Basta usar um blogger, ou seja, uma ferramenta de edição online disponível em alguns sites, para qualquer um colocar na rede o que bem entender.

        O site Blogger (http://www.blogger.com/) é o mais utilizado entre os que montam seu próprio blog. O serviço surgiu em 1998 e, em apenas um ano, chegou ao número de 75 mil páginas hospedadas. De acordo com um estudo do Pew Internet and American Life Project, 4 milhões dos jovens entre 12 e 17 possuem uma homepage.

        O primeiro blogger nacional, o Desembucha.com, começou a operar no início deste ano. Chegou a hospedar mais de 1.600 sites, mas os responsáveis encerraram o serviço. Com isso, os fãs migraram para outros servidores. Não há estatísticas confiáveis, mas o número de blogueiros nacionais deve ser superior a mil. Eles contam, inclusive, com um site próprio (http://www.blogueiros.blogspot.com/). Os gaúchos também tem o seu local de encontro na Internet, no site www.poanet.com.br/blogtche.

        A popularização dos weblogs chega em boa hora, quando a rede já não trazia mais muitas novidades, e tudo parecia se resumir aos burocráticos portais. Os blogs trazem mais cor, expressão, identificação e pessoalidade à Internet. Quem “bloga” uma vez, não quer parar. Os que lêem um blog interessante passam a acompanhar a atualização da página todos os dias, como o desenrolar dos capítulos de uma novela.




Blogs, a nova mania na rede
Caxiense blogueira

        A caxiense Luziana Franzoi, 31 anos, conheceu os blogs no último inverno, quando já estava cansava das salas de bate-papo. Em julho, ela criou o seu próprio blog, o Várias Variáveis (http://www.luzinha_franzoi.tripod.com/), e começou a sua aventura particular na Internet, transformando-se oficialmente na primeira caxiense a ter uma página nesse formato na rede.

        No início, ela sofreu um pouco. “Tive que aprender HTML”, conta. O primeiro blog, mais simples que o atual, foi feito no FrontPage, programa para criação de sites. Mais tarde, adotou também o Aracnophilia, programa de HTML. No Várias Variáveis, Luziana aborda várias questões, como futebol (é gremista de roer as unhas), tênis, dia das bruxas (o Halloween).

        O site dela traz vários links, de outros blogs preferencialmente. Um deles é o dos blogueiros do país (http://www.blogueiros.blogspot.com/.). A lista muda constantemente. Quando ela encontra um blog, inclui na lista. Os outros blogueiros fazem o mesmo, criando uma espécie de rede de troca de informações.

ENTENDA
O que é blogger?
Ferramenta gratuita disponível na Web que auxilia na criação de blogs na Internet, em tempo real.
O que é weblog ou simplesmente blog?
Um blog é uma página formada basicamente de textos curtos, atualizados constantemente e organizados de forma cronológica, como os sites de notícias. O conteúdo varia geralmente de links e comentários sobre outros sites até notícias sobre uma empresa, pessoa, diários, fotos, poesias e ensaios. É possível fazer um blog sobre qualquer assunto.
Como eu crio o meu próprio blog?
Para usar a ferramenta não é preciso saber códigos ou instalar softwares de servidores ou scripts. Em geral, os bloggers pedem que o internauta preencha um cadastro, com nome, e-mail e senha. Depois é preciso dar um título para o blog e um pequeno texto para definir o conteúdo. O próximo passo é definir o layout e inserir a primeira mensagem. Dá para colocar também links ou imagens. Para inserir imagens no Blogger é preciso conhecer o código HTML. Já no Manila (http://www.weblogger.com/) isso não é necessário. É só ir na seção “Pictures”, clicar em “Search”, depois em “Edit this Page” e digitar o nome do arquivo da imagem, entre aspas.
Quais os principais bloggers?
O Blogger (http://www.blogger.com/) é a ferramenta mais usada. Traz 10 tipos de layout e diversas fontes. Quem não tem espaço para hospedar o site pode usar também o http://www.blogspot.com/, serviço do próprio Blogger que hospeda os blogs. No Manila (http://www.weblogger.com/) é possível escolher o domínio que quiser, mas o serviço é pago.